Pokemon especie

Pokémons, uma forma abreviada e mais conhecida de pocket monsters (em japonês: ポケットモンスター Poketto monsutā?), são, literalmente do inglês, os "monstros de bolso" da franquia Pokémon.

Na franquia Pokémon, criada por Satoshi Tajiri em 1996, existem 493 espécies fictícias diferentes de pokémons, sendo que 491 já foram catalogadas no mundo pokémon, apenas Shaymin e Arceus ainda não foram. Dentre estas espécies, encontram-se espécies com evoluções, espécies lendárias, únicas e/ou sozinhas. Essas espécies apareceram em video games, anime, mangás e jogos de cartas. Uma espécie é totalmente diferente da outra em seu físico e emocional, assim como existem diferenças entre costumes e hábitos de cada uma delas. As espécies têm diferentes propósitos: algumas são usadas para batalhas pelos treinadores, outras vivem livres e protegem o mundo com seus poderes, como as espécies lendárias, e outras são usadas para fazer companhia às pessoas.

Cada uma das espécies tem poderes especiais que variam, de acordo com os 17 tipos básicos diferentes de cada uma. Certas espécies possuem dois tipos, que aumentam sua resistência a ataques de um outro tipo e/ou aumentam fraqueza quanto a outros.

Certas espécies podem tornar-se mais poderosas, e avançarem um estágio em sua forma física, psicológica, racional e ganharem poderes mais avançados, processo chamado de evolução pokémon. Outras espécies podem ser cruzadas e gerar um estágio anterior a ela, que são os pokémons bebê.Numeração e Pokédex

Pokedex Edição de Luxo

Em todos os jogos convencionais da franquia, a Pokédex é uma enciclopédia eletrônica de informações sobre os pokémons. É a máquina que registra e cataloga os pokémons. Nos jogos, informações sobre um pokémon são adicionadas logo que o treinador o captura pela primeira vez e capturar, evoluir e trocar pokémons para completar a Pokédex é um dos objetivos da maioria dos jogos Pokémon.

Várias Pokédexes (na vida real) eletrônicas foram criadas por empresas sob a licença da The Pokémon Company. Uma delas existe também para batalhar.

A Pokédex Nacional é aquele que lista todos os pokémons criados até o momento, eles estão em ordem numérica. Existem também as pokédexes regionais que contém apenas os pokémons que aparecem em uma determinada região do jogo.

Tipo

Os tipos pokémons são características que todo pokémon possui, variando de 1 a 2 por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo Água, etc.

Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de Água têm vantagem contra pokémons de Fogo.Habilidade

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os pokémons passaram a ter uma habilidade (em inglês, ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait).

Existem pokémons de somente uma habilidade e outros de habilidade dupla, ou seja, que têm uma ou outra habilidade, mas nunca ambas ao mesmo tempo.

O status de cada pokémon varia pelo sexo ou tipo. Os pokémons cada vez que passam de níveis, ganham pontos em seu status, o que faz ele ficar melhor para ser usado em batalhas.
[editar]
Ataques

Cada pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existe alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adquirem. Existem ataques que são utilizados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários, diminuindo seus atributos. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.
[editar]
Estágio e evolução

Evolução, no universo pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em pokémons pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem tereminar se, quando e em que os diferentes pokémons irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de itens, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade.
[editar]
Categoria

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.

As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.
[editar]
Gênero, grupo, cruzamento e ovo

O cruzamento pokémon é um assunto misterioso, abordado de forma muito marginal na série de animação por causa da idade de seu público alvo. Só ocorre nas fases finais da série, quando descobre-se que os pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato sexual propriamente dito.

Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo pokémon é uma característica exclusiva do universo pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.

Isto também permite que um pokémon cruze com outro pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o pokémon que possui um par de grupos poderá cruzar tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente.

Pokémon shinyPokémon shiny são aqueles que têm uma coloração diferente de outras espécies. A chance de se encontrar um pokémon shiny é de 1 em quase 9000. Todos os pokémons existentes têm uma forma shiny, inclusive os pokémons únicos. Para encontrá-los, tem que ter sorte. É como achar um pokémon normal, andando nas gramas, nadando ou em alguma caverna.[editar]PokérusPokérus é um vírus pokémon que faz com que o pokémon ganhe mais eforts nas Batalha que normalmente ganharia sem o Pokérus. Se um pokémon no seu time é infectado, ele pode infectar os outros do seu time também.O vírus pode sumir variando de 1 dia a 3, mas se você colocar o pokémon infectado no Pc(Box), "ele demorará mais para sumir", lembrando que é impossivel impedir que o pokérus acabe (você pode retardar seu fim, mas um dia quando tirar o pokémon infectado pelo pokérus e for treinar por aí, o pokérus vai acabar), então aproveite-o bem pois quando o pokérus acaba, o pokémon que estava infectado fica imune ao pokérus(nunca mais vai poder pega-lo de novo).Na versão Emerald o Pokérus tem duração de 1 dia (fora do box). Nas versões Safire e Ruby são 3 dias de duração, e na Fire Red e Leaf Green não há relógios, então o Pokérus nunca some, mas depois de mais ou menos 1 semana (fora do box) o pokérus perde o efeito, ele continua presente, mas pára de fortificar seu pokémon.Para pegar um pokémon com Pokérus, o jogador pode ficar muitas e muitas horas caçando um pokémon selvagem que tenha o Pokérus, que é praticamente as mesmas chances de achar um pokemon shiny (ou seja é como procurar uma palha no agulheiro), isso depende muito da sorte. Mas também a um meio que poucos conhecem: O pokémon Yanma tem 50% de chances de vir com Pokérus (mas ele é um pokemon de Johto), nas versões Fire Red e Leaf Green ele está disponível na 6ª ilha de Sevii Island, em Ruin Valley

Ver tambémPokémons Falantes
Ligações externas
Bulbapedia
Pokédex


0 comentários:

Postar um comentário